quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ultra-sentimentalismo: um vírus que alastra as pessoas vorazmente

Queria muito saber o porquê deste ultra-sentimentalismo. Por que causa, motivo, razão ou circunstância a mídia e as músicas da atualidade desejam impor que vivemos em um mundo "colorido, lindo, bonitinho, onde todo mundo ama todo mundo..."

Estive realizando diversas observações enquanto eu trabalhava e estudava, e pude perceber que as músicas mais antigas queriam passar uma mensagem de cunho realista, isto é, os cantores tinham preocupação em variar as temáticas de suas composições, abordando tanto a questão amorosa quanto a face mais obscura do ser humano.

As músicas sertanejas de raiz, por exemplo, não são românticas [e dramáticas] como as de hoje em dia. Na verdade, eram histórias cantadas sobre o cotidiano sofrido de um caipira, suas crenças, desejos, etc. Particularmente, não sou uma admiradora deste gênero, mas o respeito pelo fato de apresentar, ao menos, um conteúdo. O Rock Clássico, então, nem se fala. São os maiores representantes no que diz respeito nas diversificações de temas. Inúmeras pessoas não gostam, por muitas de suas letras serem muito realistas, o que eu acho uma pena, ao mesmo tempo ótimo, porque o ritmo é precioso demais para ser massificado.

Agora a realidade é outra, e não é preciso ir longe demais para fazer essa constatação. Preste atenção na conversa de boa parte das pessoas. A maioria de seus assuntos são: "nossa, você ouviu aquela nova música do Restart? Chorei ouvindo ela!"; "E o Edward do Crepúsculo? Ele é tão lindo... E a história do filme também é."; "Ouviu aquele funk novo? Muito loco, hein...". Isso sem levar em consideração o bissexualismo e o feminismo excessivo, que estão montando um verdadeiro reinado. Essa conclusão foi ainda mais reforçada quando assisti aos vídeos do Felipe Neto, me motivando ainda mais a criar este blog e escrever o que penso.

Estão em extinção as pessoas interessadas em discutir analisar tudo que envolve a vida de um indivíduo - a não ser que seja o amor -, e que desejem falar sobre um bom filme ou livro lido [não são considerados bons livros aqueles em que a história não tem fundamento, como a saga Crepúsculo]. Literalmente, não é interessante para eles refletir sobre isso, e nenhum deles querem se conscientizar. Preferem dar importânicia às novelas e reality shows fúteis, como o "Big Brother Brasil" e "A Fazenda".

Não sei se isso é uma paranoia da minha cabeça, ou se têm mais gente que pensa o mesmo que eu. Pessoas que já deveriam ter a mente mais amadurecida à medida que a idade avança, acontece o contrário. Me surpreendo com as atitudes dela, por serem, em grande parte, imaturas e inconsequentes, como as de um adolescente em fase inicial. Elas não costumam valorizar o que o outro pode lhe oferecer como aprendizado. Em vez disso, preza pela sua boa aparência e as riquezas materiais que possui. E não me conformo de forma alguma com esta situação. Ainda por cima, eles acham que sabem de absolutamente tudo, e que representam a perfeição. Afirmo isso porque eu tenho de conviver, diariamente, com isso. Aos "trancos e barrancos", a convivência vai lhe ensinando a lidar com gente desta personalidade.

E a mensagem que deixo é a seguinte: A vida não é que os veículos de comunicação e a música atual querem passar, de que tudo é lindo e maravilhoso. Quem já passou por "poucas e boas", como eu, sabem do que estou falando. Manter o equilíbrio da razão e a emoção é fundamental, para que possamos viver e aprender com seus altos e baixos, possibilitando, assim, o nosso crescimento, tanto individual como profissionalmente.

3 comentários:

  1. É comum vermos a situação onde uma pessoa fala:

    "Fulano é cego, aquele é surdo, e o outro é uma anta!"

    E o fundamentalista hipócrita vem e te concerta dizendo:

    "Não... Fulano é deficiente visual, aquele é deficiente auditivo, e o outro é incapaz de entender a complexidade das coisas"

    É muito hipócrita maquiar a verdade com termos bonitinhos...

    O Cego não fica menos cego sendo deficiente visual...

    =)

    ResponderExcluir
  2. Não poderia ser escrito de maneira melhor
    O mundo de hoje em dia não quer que você pense, quer que pensem por você...

    ResponderExcluir
  3. Se isso for paranóia eu também estou louco porque eu concordo com cada palavra e penso se daqui pra frente isso irá piorar.Isso me preocupa.

    ResponderExcluir