domingo, 25 de julho de 2010



Anos 60, 70, 80 e 90: décadas inesquecíveis - musicalmente falando.

O tema deste post é estranho, e não faz sentido.

Não é de hoje que ando obserrvando algumas propagandas televisivas [e eu nem assisto televisão direito, só de tabela!]. Percebi que a maioria delas colocam como trilha sonora as músicas que ajudaram essas décadas a fazerem história.

Para verem que realmente não estou mentindo:

  • Na quinta-feira, eu estava fazendo nao sei o quê no computador, até que escutei pela TV a "New Sensation", da banda australiana INXS, no comercial do suco Ades. É a segunda vez que ouço essa música fantástica em uma propaganda. Na primeira, foi em 2002, no lançamento do novo Toyota Corolla.

  • A indústria de café "3 Corações" lançou um filme publicitário com a música "Love is in The Air", do cantor John Paul Young, e o slogan da marca é o nome da faixa traduzido para o português (O amor está no ar);

  • A operadora de celulares "Claro" já usou como trilhas sonoras de seus comerciais os sons de "A Kind Of Magic" (Queen) e "Should I Stay Or Should I Go Now" (The Clash);

  • Um comercial da Niely exibido em 2007, possui "Ordinary World" (Duran Duran), e um outro tem "Pretty Woman" (Roy Orbison) como fundo musical;

  • No mesmo ano, a Uniban exibiu uma propaganda tocando "Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto" (Legião Urbana);

  • Na virada do ano (de 2008 para 2009), o Banco Bradesco lançou um filme publicitário sobre a Amazônia, com "Bittersweet Symphony" (The Verve) de fundo. Já o Banco do Brasil, nada menos que "Amor pra Recomeçar", do Barão Vermelho.


  • Não se encaixa exatamente no assunto, mas a música que mais tocou durante a corrida presidencial de Obama foi "Pride (In The Name Of Love)", dos irlandeses do U2, de modo que fizesse jus à temática da campanha eleitoral;

E assim vai.



Isso também serve para provar que a maioria das músicas atuais não têm o menor fundamento, e que as décadas passadas são perenes.

Embora essas músicas tenham sido compostas há muito tempo, e eu não pertenço a nenhuma dessas gerações, é notável que as letras e as melodias são maravilhosas, dignas de, no mínimo, serem temas de uma propaganda.


Acredito que os publicitários só não colocam um heavy metal de fundo para não assustarem seus consumidores.



Então, se você não gosta de nenhuma dessas músicas, não sabe o que está perdendo! Tem mais: se eu optar seguir os caminhos da publicidade, já que curso marketing, serei daquelas que colocarão os clássicos nos comerciais, para deixá-los ainda mais atraentes. =D







Um comentário:

  1. Grande post Su, a música de 60 até 80 são as melhores coisas já feitas no mundo... É simplesmente tudo de bom! Onde quer que olhamos, vemos nossa vida inundados em trilhas sonoras dessa tríade de décadas fantasticas.

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