sexta-feira, 2 de julho de 2010


Dessa vez, não quero fazer nenhuma crítica, só quero ajudar essas pessoas que sofrem desse mal: a depressão.

Sim, já convivi [e estou lutando muito para me libertar completamente dela] com a depressão. Você se sente aprisionado, acorrentado em sensações horríveis, como o medo, o desejo de morte, a sentimento de desprezo por todos a sua volta, além de se sentir um completo inútil e repugnante.

Com essa correria do dia a dia e os traumas sofridos durante as fases da vida, as pessoas estão mais vulneráveis a ela, e aquelas que não possuem uma estrutura psicológica resistente, se entregam. Milhões de pessoas morrem anualmente em função disto, o que é lamentável.

Não tenho muito que dizer, mas, se apresenta estes sintomas descritos acima, coloque na sua cabeça que você não é nada disso, por mais que as pessoas insistam em te deixar com a sua auto-estima “lá embaixo”. Procure descobrir um dom, vá estudar, sair, e, acima de tudo, seja forte e não crie sua própria prisão. Comigo não foi diferente, a cada dia é uma batalha que eu travo entre a minha força de vontade e o desejo de me confinar, e não é nada fácil. Parece que tudo que vou fazer será em vão. Mas não é, não é.

Nunca compartilhei isso com ninguém, e já que criei um blog, por que não falar de um mal que deve ser erradicado, e como proceder para superá-lo? Essa idéia surgiu quando eu estava baixando músicas da banda “The Cranberries”. Ao escutar “Zombie”, eu senti que esta canção estava falando das minhas crises emocionais, embora ela seja uma crítica a Revolta da Páscoa de 1916, ocorrida na Irlanda. Mas isso não vem ao caso. O refrão fixou com tanta força na minha mente que de imediato elaborei uma poesia, uma coisa rara de acontecer porque eu sou péssima nisso. Não sei se ficou legal, mas mesmo assim o incluí nesta postagem. =D

Solitária eu caminho
É o que eu sinto
Não há ninguém para me amparar
Criei uma espécie de prisão ao meu redor
E dela queria muito me libertar

Agoniada, magoada, atordoada

Estas horríveis sensações apoderam-se de mim
É como se eu estivesse enfrentando uma tempestade interminável
Não sei por quanto tempo minha persistência será durável

O tempo passa como nunca
A cada dia bombardeada de críticas e informações
Minha cabeça está girando vertiginosamente
Mesmo assim, sigo firme e forte
Dominando a minha mente

Motivação,

Minha querida.
Não deixes que eu me entregue
A esta maldita depressão
Caso contrário
Todo meu esforço será em vão
E tudo que conquistei
Se perderá em meio a esta degeneração


2 comentários:

  1. Nossa, ficou foda! Demais mesmo. Ainda não ouvi a música, mas depois disso vou procurar com certeza. A única do Cranberries que eu conheço é "Linger", e ela me traz muitas recordações, revive muitos fantasmas... tento o máximo não ouvi-la, mas parece que ela me persegue bastante

    ResponderExcluir
  2. Su, é difícil entender como essa implacável chamada "Depressão" não escolhe suas vítimas... Por onde quer que andamos, vemos pessoas falando de depressão, vemos pessoas depressivas e dependentes, mas porque? Será que nós chamamos a depressão, ou ela é uma espécie de doença?

    É inadmissível saber que alguém como você também já sofreu disto, e eu só te falo,que desistir nunca é uma opção, é necessário encarar o que nos deprime,até porque se fugir dela, ela voltará... Ela quer nos matar...

    PORQUE NÃO MATAR ELA? =)

    Ataquem seus medos! Ataquem seus fantasmas!

    Eles não são mais fortes que nós.

    ResponderExcluir